A presente iniciativa «Sessão de cinema e debate», insere-se no âmbito do projeto NEPSO/Multipaís 2012-2013, nomeadamente, relacionado com um dos sub temas do atual estudo do 9ºD, desenvolvido com os alunos do Brasil e do Chile.
O fenómeno do bullying conota-se como universal e inerente ao clima escolar de escolas de norte a sul do planeta. Num curto espaço de tempo, que corresponde a não mais que três décadas, consolidou-se como um fenómeno colado a vida das escolas, constituindo uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade (Costa, Pereira, Simões, & Farenzena, 2011).
Julgo que a atividade planeada para a próxima 6ª feira dia 19 de Abril, não deverá constituir qualquer tipo de sacrifício, pois vários são autores da especialidade reconhecem que as estratégias mais eficazes são as que ocorrem de forma sistémica ( alunos, pais, família, directores escolares, entre outros).
Agradecia que até amanhã, seja confirmado as respectivas inscrições no seminário/filme denominado «Virús escolar = Cyberbullying» através do link que o João Vilaça (aluno) colocou à disposição de todos:
http://www.doodle.com/wbvftf97cmm2hbp9
http://www.doodle.com/wbvftf97cmm2hbp9
O projeto de investigação sobre o bullying com crianças e/ou Jovens do 9ºD em articulação com os encarregados de educação através das reuniões mensais (até à presente data cinquenta), estando agendada para a próxima semana a reunião nº51 com o principal ponto da ordem de trabalhos a visita de estudo a França.
O programa de investigação participada e partilhada sobre o bullying, iniciou-se no ano lectivo de 2008/2009 (piloto). No ano lectivo 2010/2011, realizou-se o 1º estudo de opinião da turma «Sete ideias, para muitas opiniões: bullying – A agressividade entre pares na escola». A figura 1 expressa a fase inicial de estudo, ou seja, as principais questões sobre os comportamentos agressivos e intimidatórios (bullying) entre pares em contexto escolar.
Figura 1
Nos dias de hoje todos temos a vida muito ocupada...
Acredito que a formação/educação dos vossos educandos seja prioritária!
Por « eles» muitas vezes se fazem sacrifícios...
Diferenciando-se de manifestações isoladas do quadro de violência escolar, o bullying ocorre quando comportamentos agressivos e de intimidação (Pereira, 2008) se manifestam de forma repetida (semanas, meses ou anos), com intenção de magoar outros que, por si só, não se conseguem defender devido a uma assimetria de poder entre pares (Olweus, 1993; Smith & Sharp, 1994).
Cyberbullying - Trata-se do uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mails, telemóveis, mensagens, fotos digitais, sites pessoais difamatórios, ações difamatórias online) como recurso para a adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outro (s) (Costa, Pereira, Simões, & Farenzena, 2011).
Será importante a participação ativa dos alunos, pais e familiares!
Gostaria que tivessem conhecimento da necessidade de saber o número de pessoas envolvidas, visto a professora Paula Lima (professora do Alberto Sampaio) ficou de comunicar o número de participantes para a escolha do auditório.
MUITO OBRIGADO à Direção da Escola Alberto Sampaio que gentilmente atendeu à nossa solicitação, para a realização da atividade da «Nossa turma D».
Com os melhores cumprimentos,
O Diretor de turma - Professor Paulo Costa
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário