Alunos do 8ºD (Gonçalo Veloso, Maria Cunha, João Vilaça e Maria Cunha) do Agrupamento de Escolas de Real carimbam o passaporte para fase nacional do concurso «Entre Palavras».
«Com mais de 400 escolas inscritas e um modelo cada vez mais empenhado em aperfeiçoar o debate e a argumentação, decorre até 11 de maio a fase dos encontros distritais do «Entre Palavras», que se estende por 18 distritos.
A final nacional é a 6 de junho, com as 36 escolas vencedoras, representando cada um dos distritos. As escolas com os três melhores trabalhos vão ao Parlamento Europeu». (JN, 2012:44).
No passado dia 20 de Abril, no auditório Calouste Gulbenkian, decorreu a grande final distrital de Braga do concurso «Entre Palavras», que contou com a presença de 13 equipas provenientes de escolas de todo o distrito.
A equipa em representação do Agrupamento de Escolas de Real foi constituída por um total de vinte e quatro alunos (20 alunos como claque) do 8ºD da EB 2,3 de Real, acompanhados pelos professores Paulo Costa (Diretor de Turma) e José Barroco (Coordenador da biblioteca).
Na primeira parte, os alunos Gonçalo Veloso, Maria Cunha, João Vilaça e Maria Ribeiro, apresentaram uma tese sobre poupança denominada «A crise socioeconómica: Ameaça versus Oportunidade para Gerir e Poupar».
Defenderam que a poupança deverá ser uma atitude e uma forma de estar, praticando-se diariamente através de gestos simples, quer na perspetiva económica, quer ambiental.
Apresentaram ainda medidas concretas para serem adotadas pelas crianças e jovens, com o objetivo de melhorar as competências de gestão e poupança. Fizeram referência a alguns dados relativos à poupança, provenientes do estudo de opinião denominado «A crise socioeconómica na perspetiva das crianças e jovens» realizado pelos alunos 8ºD, no âmbito do projeto NEPSO (a nossa escola precisa da sua opinião) da responsabilidade da Fundação Vox Populi. Foram distribuídos pelos representantes das 13 escolas presentes um desdobrável produzido para o efeito.
Na segunda parte da sessão, as quatro escolas melhores classificadas, formaram duas equipas conjuntas para apresentarem e debaterem o tema criatividade. A equipa constituída pelos alunos da EB 2,3 de Real e Colégio de Vizela foi a grande vencedora do debate, carimbando dessa forma a passagem à fase final nacional do concurso «Entre Palavras», que vai decorrer a 6 de Junho na cidade de Braga.
No final os alunos todos alunos do 8ºD estavam muito satisfeitos com a experiencia vivenciada e motivados para o próximo desafio, o de elaborar uma tese sobre a criatividade, em parceria com os alunos do Colégio de Vizela.
PARABÉNS A TODOS!
Escrito por: Professor Paulo Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário