15h00 - Partida para a EB 2,3 de Pico de Regalados
Período da Exposição : 23 a 28 de Setembro
17h30 - Uma experiência de cidadania
Atividade: Divulgação da candidatura «Cidadania Em Movimento» em bicicleta
Nota: Não esquecer de levar autorização do EE para poder andar de bicicleta com mensagens do Cidadania Em Movimento
20h00 - Jantar de investigadores na casa do investigador adulto
Sábado - 21 de Setembro
10h00 - Reunião com os investigadores na Casa do Professor
Assuntos a desenvolver:
Principais atividades a desenvolver a curto e médio prazo, nomeadamente:
- Projeto NEPSO 2013-2014
- Seminário no Pico de Regalados - 25-09-2013~
- Ação de sensabilização sobre o bullying escolar - 28 e 29 de Setembro - Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
TEMA:
Bullying Escolar
- conhecer para intervir
As crianças passam grande parte do
seu tempo na escola. O fenómeno de bullying
entre pares não constitui uma realidade nova nos diferentes contextos escolares
do quotidiano educativo, o qual ocorre com frequência e afeta a felicidade de muitas
crianças, respetivos familiares e o clima escolar. Esta forma de violência
entre pares distingue-se da agressão e/ou conflito ocasional não só pela sua intencionalidade
e persistência, como pela assimetria de poder entre os implicados (vítima,
agressor, vítima agressiva, observadores ativos ou passivos). No entanto, sob o
argumento de que o bullying faz parte
do desenvolvimento «normal» das crianças, muitas famílias e/ ou escolas tendem
a ignora-lo ou ainda a desvaloriza-lo, o que em nada contribui para o
desenvolvimento de estratégias eficazes com o intuito de lhe fazer face.
POPULAÇÃO ALVO (PA):
PA1 -
Pais e Encarregados de Educação (EE) dos praticantes da Escola de Karate de
Aveiro EKA
PA2 -
Pais e EE dos alunos do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação AEGE –
Ílhavo, Aveiro
PA3 –
Alunos e praticantes da EKA e do AEGE
DATA:
28 setembro 2013
HORÁRIO: 15h00 às 17h00
OBJETIVOS:
·
Consciencializar
para o fenómeno do bullying escolar
o
Enquadramento do fenómeno entre pares; caraterizar
o bullying (continuidade, simetria e assiduidade); «luta a brincar»; «luta a
sério»; questões de género associadas; múltiplas formas de vitimação;
·
Intervir preventivamente face ao fenómeno do bullying escolar
o
Estratégias preventivas de atuação para pais e
praticantes/alunos
·
Promover o
debate/reflexão e esclarecimentos e dúvidas sobre o fenómeno do bullying escolar
Os interessados deverão entrar em contacto com o Investgadora Criança e/ou Jovem Maria Ribeiro e/ou Investigador Adulto Paulo Costa
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