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domingo, 4 de outubro de 2009

eu = energia natural

Relatório de energias renováveis

Um dia de tarde a nossa turma 6ºD foi à sala de estudo para ouvirmos falar sobre as energias renováveis.

Quando chegamos lá fomos atendidos por um senhor chamado Pedro Silva.

Lá falamos sobre as energias renováveis que eram: a solar, hídrica, eólica, geotérmica e bio massa.

Depois falamos sobre o consumo global de energia que era: de petróleo 73%, de carvão 25%, de gás natural 23%. De energias renováveis era: da hídrica 3%, da bio massa 4%, da nuclear 6% e de outras 15%. E de foto voltaica era 0,04%, de bio combustíveis 0,2%, de geotérmica 0,2%, de eólica 0,5%, de solar térmica 0,5% e de outras 2%.

De seguida vimos dois filmes que falavam sobre o aquecimento global.

E por fim falamos sobre 8 ideias para mudar os nossos hábitos:

· Desligar as luzes e os equipamentos que não estão a ser utilizados.

· Comprar equipamentos com etiqueta energética A ou A+.

· Não deixar os electrodomésticos em stand-by.

· Separar os resíduos em casa e deposita-los no eco ponto.

· Não abrir o frigorifico desnecessariamente.

· Não pôr alimentos quentes no frigorifico.

· Utilizar as máquinas de lavar a roupa e louça com a carga completa em programas de baixa temperatura.

Ao fim disso o senhor Pedro Silva deu-nos uma proposta de trabalho e ao fim disso deram-nos um diploma e uma capinha com coisas lá dentro e viemos embora.

Autora: Diana Cunha - 6ºD




Relatórios Elaborados pelos Alunos da Turma

Energia Natural

No dia 1 de Outubro das 14h15 às 15h00, os alunos do 6ºD participaram numa acção de sensibilização sobre a energia natural, acompanhados com o nosso Director de turma, Paulo Costa.

Alterações Climáticas, uma mudança no clima que pode ser identificada por mudanças na média e/ou variância das propriedades climáticas que persistem por um extenso período, usualmente, décadas ou séculos.


Consequências das Alterações Climáticas

Actualmente, as alterações climáticas já apresentam alguns impactos visíveis: aumento da temperatura média, subida dos níveis do mar, tempestades e inundações mais frequentes. Se nada for feito, a mudança do clima provocará danos com custos crescentes, e perturbará o funcionamento do meio ambiente, que nos fornece alimento, matérias-primas e outros recursos vitais. Estas alterações terão um impacto muito negativo na nossa economia a nível mundial e poderão desestabilizar as sociedades em todo o mundo.

Inundações - Numerosos territórios situados em zonas costeiras encontram-se sob ameaça de serem inundados.

Tempestades e Secas - Os desertos poderão espalhar-se à escala mundial e condições meteorológicas extremas, como ciclones, chuva intensa ou longos períodos de seca, poderão surgir em zonas do planeta que não possuem esse padrão climático.

Falta de água - A escassez de água poderá ter, em muitas partes do mundo, inclusive na Europa, sérias consequências para a agricultura e para o abastecimento de água potável, podendo causar, como última consequência, a desertificação de regiões inteiras.

Causas das Alterações Climáticas

As alterações climáticas são influenciadas por diversas variáveis, sendo uma das mais importantes a emissão (pelo Homem) de gases de efeito de estufa para a atmosfera.

Gases de efeito de estufa são constituintes da atmosfera que absorvem e emitem radiação no mesmo comprimento de onda da radiação infravermelha emitida pela superfície do planeta, pela própria atmosfera e pelas nuvens. Esta propriedade origina o efeito de estufa.

O efeito de estufa é um fenómeno natural que mantém estável a temperatura do planeta permitindo o desenvolvimento da vida.

O que é a energia?

A Energia é definida como tudo o que produz ou pode produzir uma acção.

As fontes de energia

Existem dois tipos de fontes de energia: as renováveis, existentes na natureza e capazes de se regenerar.

As não renováveis, também existentes na natureza, mas nestes casos finitos, ou seja, não podem ser regeneradas ou reutilizadas.

Fontes renováveis de energia

As fontes são o sol, o vento, a água, a bio massa e a geotermia (calor da Terra). Comummente são referenciadas não as fontes, mas as energias que lhes estão associadas.

Hídrica é a energia mecânica contida numa massa de água. Existem três formas de a converter:

Desníveis de água – Aproveitando os desníveis naturais, como as quedas de água, ou artificiais, como as barragens, pode converter-se em energia eléctrica, através de turbinas hidráulicas;

Marés - O movimento de subida e descida do nível da água do mar podem ser aproveitado para a produção de electricidade nos locais que reúnam as condições ideais;

Ondas - A ondulação dos oceanos, pode ser convertida em energia eléctrica por intermédio de mecanismos flutuadores;

Eólica - A energia cinética contida numa massa de ar em movimento (vento) que pode ser convertida em energia eléctrica por intermédio de aerogeradores (turbina eólica);

Solar - A energia contida na radiação solar e que pode ser captada por colectores solares térmicos ou painéis fotovoltáicos e transformada, respectivamente, em por energia térmica ou eléctrica;

GeotérmicaA energia (calor) proveniente do interior da terra, muito explorada em zonas de actividade vulcânica para fins de aquecimento (climatização de edifícios ou fins industriais) ou para geração de electricidade;

BiomassaA energia contida nos resíduos da floresta, da indústria agro-pecuária, da indústria alimentar, do tratamento de efluentes, entre outros, pode ser transformada em biocombustível que é usado nos transportes ou para a produção de calor e electricidade.

Vantagens - Não poluem porque a sua utilização não tem emissões de CO2.

Fontes não-renováveis de energia

As fontes de energias não-renováveis são, portanto, de origem fóssil:

Carvão - É o mais barato dos combustíveis não-renováveis e por isso amplamente utilizado. É também o que mais polui de entre todos os combustíveis fósseis. É o que se estima ter maiores reservas e o que acarreta maiores impactes em termos ambientais e climáticos.

Petróleo - É constituído por uma mistura de compostos orgânicos, resultante da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos. Do processo de refinação do petróleo resultam os combustíveis sobretudo utilizados nos transportes e outros derivados usados como base para o fabrico dos mais variados produtos.

Gás NaturalEste pode ser encontrado no subsolo. Vulgarmente utilizado como combustível, tanto na indústria como em nossas casas.

O GÁS NATURAL é de entre as fontes de energia não-renováveis, a menos poluente.

Algumas ideias para poupar energia:

  • Ø Desligar as luzes e os equipamentos que não estejam a ser utilizados;
  • Ø Não abrir o frigorifico desnecessariamente;
  • Ø Não deixar os electrodomésticos em stand - by;
  • Ø Utilizar as máquinas de lavar a roupa e louça com carga completa e programas de baixa temperatura;
  • Ø Usar o sol para aquecer a água (painéis solares) e completar o aquecimento com gás natural quando necessário;
  • Ø Separar os resíduos e depositar no eco ponto.

Foi uma actividade interessante pois aprendemos que a energia é muito importante para o nosso dia-a-dia. A sua utilização exagerada aumenta o dióxido de carbono na atmosfera, o que aumenta o chamado “efeito de estufa”, que pode vir ameaçar a maneira de viver das pessoas.

Autora: Daniela Viana



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Aniversariantes da nossa turma


Nuno Pinto: 06 de Janeiro.

David Costa: 12 de Janeiro.

Miguel Araújo: 22 de Janeiro.

Diogo Peixoto: 29 de Janeiro.

Pedro Peixoto: 30 de Janeiro.



João Vilaça: 3 de Março.



Maria Ribeiro: 3 de Março.

Mariana Anjos: 14 de Março.

Ana Fernandes: 19 de Março.

Jorge Passos: 21 de Março.



Rui Costa: 27 de Abril.

Ana Alves: 29 de Abril.



Luís Gomes: 3 de Julho.

Micaela Ferreira: 8 de Julho.

Mariana Abreu: 16 de Julho.

Vitor Silva: 30 de Julho.



Jéssica Lopes: 2 de Agosto.

Maria Costa: 5 de Agosto.

Diogo Brandão: 14 de Agosto.

Ana Vieira: 17 de Agosto.

David Esteves: 20 de Agosto.

João Alves: 23 de Agosto.



Daniela Viana: 1 de Setembro.

Diogo Almeida: 6 de Setembro.

Alessandra: 30 de Setembro.



Joel Silva: 4 de Outubro.

Maria Cunha: 7 de Outubro.


Parceiro Investigador:Paulo Costa: 12 de Outubro.

Prof. Carlos Pereira: 15 de Outubro.

Gonçalo Veloso: 21 de Outubro.

Marta Filipa: 23 de Outubro.

Lara Caldas: 23 de Outubro.



Maria Oliveira: 11 de Novembro.

Gonçalo Salgado: 26 de Novembro.



Diogo Martins: 3 de Dezembro.

Carlos Vieira: 15 de Dezembro.


Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Atividades desenvolvidas e a desenvolver com o Grupo Anti-Bullying com Crianças e/ou Jovens

  • Mês OUTUBRO
  • 3 de Outubro - Reunião parceiros investigadores - 4ª feira - 15 horas - «Casa do Professor» (não do professor Paulo Costa) - Preparação da comunicação a realizar na Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
  • 11, 12 e 13 de Outubro - Acantonamento «D»/Parceiros Investigadores - Vieira do Minho
  • 16 de Outubro - 2ª Reunião parceiros investigadores - IPJ
  • 22 de Outubro - 16h30 - Antena Minho
  • 25 de outubro - Quadro de Mérito e Excelência no Parque de Exposições de Braga*
  • * nota: Pelos vistos foi adiada a data de 19 para 25 de Outubro
  • Mês NOVEMBRO
  • 02 de Novembro - Comunicação em Ílhavo-Aveiro - denominada «Conversas sobre bullying escolar» apresentada pelos investigadores crianças e adulto do Grupo Anti-Bullying de Crianças
  • 02 de Novembro - Exposição «O bullying na perspetiva das crianças» - Ílhavo - Aveiro .
  • 9 de Novembro -21h00 - Porto -Tertúlia sobre o bullying homofóbico com o ator Ângelo Rodrigues
  • Novo - 21 de Novembro - Montagem da Exposição - «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com crianças» - Faculdade Psicologia - Porto
  • Novo - 23 de Novembro - Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Apresentação da Comunicação denominada «Bullying escolar: Intervir de forma criativa com crianças » - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Novo - 22 e 23 de Novembro - Exposição denominada «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com cianças» patente no Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • 01 de Junho - Rock In Rio - Lisboa