No
dia 20 de novembro, o grupo de crianças e jovens investigadores do 9ºD, deslocou-se
ao Museu D-Diogo de Sousa, para participar nas «Comemorações da Convenção dos
Direitos da Criança (ONU;1989), atividade organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a em articulação com a Civitas de Braga.
O
auditório acabou por se tornar pequeno para acolher todos os participantes,
nomeadamente a Escola EB1 da Sé, a Calouste Gulbenkian, a EB 2,3 de Real
(através do 9ºD), Escola Secundária D.Maria II e do Instituto de Educação da Universidade
do Minho.
Foi
uma tarde recheada de atividades em que os atores foram as crianças e jovens,
que se apresentaram perante outras crianças, professores, pais e familiares, de
forma associaram-se às comemorações da Convenção dos Direitos da Criança (ONU,1989),
Ao
longo deste processo, construiu-se, de forma ativa, o significado da
participação das crianças e jovens, vendo a forma como interagem através do seu
envolvimento ativo em assuntos que as afetam, ouvindo as suas opiniões e
tomando-as em consideração nos processos de tomada de decisão.
Assim,
as crianças investigadoras do 9ºD, na parte da exposição denominada «Bullying: 7 ideias, para muitas opiniões
–A agressividade entre pares na escola», apresentaram umas oficinas
relacionadas com o bullying (direitos
e deveres criança perante o bullying,
estratégias das crianças para diminuir o bullying,
entre outras) e as múltiplas formas de vitimação através de fotografias estereoscópicas
(3D) e grátis virtuais.
Exposição –
Espaços/Ideias:
Espaço 1
• Exposição a 3D e grafites virtuais
suspensos;
Espaço 2
• Poster´s e Estudos de opinião premiados
sobre o bullying e a crise;
• Convenção dos Direitos da Criança
(ONU, 1989);
Espaço 3
• Manequins – «Regista a tua opinião
sobre o bullying»
Espaço 4
• Os 17 comportamentos agressivos e
intimidatórios reconhecidos pela literatura e analisados pelo estudo de opinião
denominado. «7 Ideias, para muitas opiniões: bullying – A agressividade entre pares na escola».
Espaço 5
Espaço 6
• Registo das opiniões nos cadernos de
cor.
• Registo (escrito/desenhado) de mensagens
alusivas ao bullying;
Espaço 7
• A relação da turma D com a comunicação
social.
Após
o intervalo as crianças e jovens investigadores do 9ºD, acompanhados pelo
investigador adulto, apresentaram uma comunicação denominada «Bullying escolar: Não basta ser
criança…Quero ser Feliz!».
No início fez-se referência ao artigo da 12 da Convenção dos Direitos da Criança (ONU,1989), para justificar a apresentação que se iria apresentar.
Neste,
sentido apresentaram os principais resultados do estudo realizado nos últimos 2
anos, tendo por base os seguintes pontos:
-
O que distingue o bullying de outras
formas de violência;
-
As múltiplas formas de vitimação entre pares;
-
Criminalização dos comportamentos de bullying;
-
Apresentação de um estudo de opinião sobre a temática do bullying.
-
Medidas preventivas para as crianças e jovens «Como proteger-se a si próprio?»
Promoveram
ainda um brainstorming sobre a
temática do bullying através da
realização de questionário de resposta colectiva (todos os participantes) a
algumas questões sobre:
• Tolerância face ao bullying;
• Sinais e comportamentos de crianças
vítimas de um ou mais agressores;
• Locais preferidos dos agressores para
avançar;
• Perfis das vítimas e agressores;
• O papel dos adultos.
Em suma:
O grupo de investigadores crianças e jovens do 9ºD, tem participado e
desenvolvido de forma ativa e continuada um conjunto de investigações relacionadas
com a temática do bullying, procurando
perceber até que ponto as próprias crianças podem contribuir para a diminuição
das práticas agressivas e de intimidação (bullying).
Na
eventualidade de acederem ao nosso convite, solicitamos a vossa participação
ativa nas várias propostas apresentadas pelos alunos do 9ºD.
Foi
um dia repleto de experiências/aprendizagens muito enriquecedoras para todos os
envolvidos, a julgar pelas declarações das crianças e jovens do 9ºD, e dos demais participantes com a sua opinião sobre a exposição, o debate, a
temática, etc.
Notícia
elaborada por crianças investigadoras e adulto investigador do 9ºD, do
Agrupamento de Escolas de Real - Braga.
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