quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
domingo, 14 de dezembro de 2008
AVÓS do 5ºD na EB 2,3 de Real
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
sábado, 6 de dezembro de 2008
EDUCAR PARA A SOLIDARIEDADE

Juntamo-nos por esta causa porque há pessoas que pouco ou nada têm e principalmente porque estamos em época natalícia.
O "Partilhar é receber" consiste em alunos, professores e auxiliares dar roupas, brinquedos... que já não usámos, mas atenção, devemos dar as coisas em bom estado.
Já imaginaste quantos sorrisos e alegria podes espalhar? Vais-te sentir um verdadeiro Pai Natal!!!
Nós vamos contribuir, e tu?
(Aluna nº3 – 5ºD - Ana Alves – 10 anos)
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
sábado, 29 de novembro de 2008
Alunos do 5ºD do Agrupamento de Escolas de Real no Município de Braga
Na tarde do dia 28 de Novembro, 27 alunos do 5º ano turma D, do Agrupamento de Escolas de Real, sobre a responsabilidade do Director de turma Professor Paulo Costa, deslocaram-se ao Município de Braga.
A referida actividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Formação Cívica e teve como objectivo a entrega de um trabalho interdisciplinar, subordinado ao tema “Desporto vence a Deficiência”, o qual será submetido a concurso destinado à participação das Escolas e Agrupamentos de Escolas do Concelho de Braga. Iniciativa da Câmara Municipal de Braga que organiza pelo terceiro ano consecutivo, através do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, a Semana do Desporto Adaptado que irá ter lugar de 2 a 5 de Dezembro.
Foi mais uma tarde condecorada com a troca de novas experiências para os alunos do 5ºD, conheceram alguns dos espaços emblemáticos do Município, bem como sentiram a satisfação de terem concretizado o projecto que se comprometeram a realizar, culminando com os parabéns manifestados pelo Presidente do Município de Braga – Eng. Mesquita Machado e Dr. Rui Dória.
Os nossos alunos realenses, realizaram trabalho um trabalho escrito e fotográfico, relativamente à visita de estudo realizada no passado dia 07 de Novembro à MAPADI, onde interagiram com os alunos da referida Instituição, sentindo na "pele", através de simulações do quotidiano do invisual, deslocaram-se em cadeira de rodas...experimentaram o que é ser "especial". Todos iguais mas diferentes.
No final os alunos do 5ºD foram presenteados pelo Município de Braga, com dois livros relativos aos jogos paralímpicos, os quais vão oferecer à biblioteca da EB 2,3 de Real e dois posters gigantes sobre a temática, para integrar na exposição a desenvolver na Escola.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Entrega do trabalho a concurso " O Desporto Vence a Deficência" no Município de Braga
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
O Desporto Vence a Deficiência

"Mexe.Te" não fiques parado!

4ªEtapa - Legendagem das fotografias
" O Desporto Vence a Deficiência "

Foto1 - O Autocarro da Câmara Municipal de Braga que nos levou ao MAPADI
O autocarro da Câmara Municipal de Braga, nas mãos do Sr. Salvador que nos levou, ao MAPADI, o transporte para uma realidade bem diferente da nossa que nos ajudará a crescer mais sensíveis e solidários.
(aluno nº 14 - João Alves e Prof.H.B.)
Foto2 - Simbolo do MAPADI
"Nesta imagem está um menino e uma menina de mãos dadas. Por trás está o sol, iluminando-os. Quando observei aquela obra, senti-me muito feliz, tão feliz porque"..."o Sol, quando nasce...É para todos!".
(aluna nº 21 - Maria João Ribeiro e Prof.H.B.)
2º Momento de activiaddes da visita de estudo - As pessoas que andam em cadeira de rodas

Foto3- As pessoas com deficiência não chegam às caixas multibanco...
"Vocês não sabem mas as pessoas que têm deficiências e andam numa cadeira de rodas tem dificuldades em chegar às caixas multibanco. Quando vires qualquer pessoa com dificuldade ajuda-a e vais -te sentir muito melhor. Essas pessoas são muito importantes: não estragues a vida delas!"
(aluna nº1 - Alessandra Alves)

Foto 4- O menino ajuda a pessoa a passar o obstáculo
" Parece que o anjo veio do céu para ajudar quem não se desloca pelos próprios pés. Que a luz faça renascer uma vida melhor em cada momento de bondade!". A luta...a interajuda...a superação dos obstáculos...a força no espírito de quem compreende!"
"Eu fiquei impressionada quando soube que eles conseguiam fazer mais coisas que nós. Assim, passei por uma experiência que para nós era díficil e para eles já era normal."
(alunos nº6 - Daniela Viana - nº9 - Diogo Almeida e nº16 - Jorge Passos e Prof.H.B.)
3º Momento de actividades da visita de estudo - Simulação das dificuladades sentidas pelo invisual

Foto 5 - "Senti o que um invisual sente."
4º Momento de actividades da visita de estudo - Experimentação do jogo do Boccia
O Boccia (jogo de "atirar bola ao ar") enquanto modalidade para os sujeitos com Paralisia Cerebral teve a sua implantação e desenvolvimento nos últimos 20 anos assumindo o papel de grande interesse para a reabilitação do deficiente a nível recreativo e competitivo.
O Boccia foi introduzido em Portugal em 1983 aquando da realização do 1º curso de Desporto para Deficientes com Paralisia Cerebral. No ano seguinte integrou o calendário competitivo do Campeonato Nacional para a paralisia Cerebral como modalidade de demonstração.
O Boccia como modalidade desportiva destina-se a indivíduos portadores de deficiência motora grave (P.C. ou outra) correspondente a grandes incapacitados divididos nas seguintes classes:
BC1 – São tetraplégicos com pouca amplitude de movimento funcional e pouca força funcional em todas as extremidades e tronco. Dependem de um acompanhante para ajustar ou estabilizar a cadeira ou para lhe dar a bola.

Foto 6 - Explicação do jogo do Boccia
"Enquanto decorria o jogo do Boccia, o monitor do MAPADI explicava -o, o jogo que coniste em aproximar a bola azul e a bola vermelha (a azul era do 1º jogador e a bola vermelha era do 2º jogador)"."Aprender as regras do jogo...conviver...perceber a alegria da partilha..."
(alunos nº 24 Marta Fernandes - nº28 Vitor Hugo e Prof.H.B)
O objectivo do jogo é a marcação do maior número de pontos através do lançamento de séries de 6 bolas em direcção a uma bola alvo. As bolas em número de 13 são: uma de cor branca que corresponde à bola alvo, 6 de cor azul e 6 vermelhas. As bolas são duras, mas revestidas a pele, possuindo a características de poderem ser agarradas e lançadas por pessoas com dificuldades de preensão.
"A conclusão deste jogo chamado Boccia era atirar uma bola e em seguida atirar outra de maneira que a segunda ficasse mais perto da primeira".
(aluno nº10 - Diogo Martins)
O atleta pode lançar, pontapear ou usar um dispositivo auxiliar tipo goteira/calha para fazer rolar a bola. É jogado numa superfície lisa e regular, num rectângulo de 12,5 x 6 m possuindo no topo 6 caixas de lançamento de 2,5m x 1m a partir das quais os jogadores executam os lançamentos.
BC2 – São tetraplégicos com pouca força funcional em todas as extremidades e tronco, mas com capacidade para propulsionar a cadeira de rodas.

Foto 7 - Os alunos assistem a uma demostração do Boccia
"Joguei com um senhor deficiente, mas a verdade era que eu não sabia jogar, mas o senhor jogava muito bem. Não consegui ganhar nem uma vez...até agora adorei!".
(alunas nº4 - Ana Fernnades e nº17 - Lara Fernandes)

Foto 9 - Aluno Experiência o jogo do Boccia com calha
BC4 – Estão incluídos os indivíduos portadores de deficiência motora com limite funcional superior idêntico à BC2.
5º Momento de actividades da visita de estudo - Jogos de Ping-Pong entre os alunos do MAPADI e EB 2,3 de Real

Foto 10 - Jogo de Ping-Pong (Alunos EB 2,3 de Real - MAPADI)
6º Momento de actividades da visita de estudo - Trabalhos colectivos de Expressão Plástica
"A menina queria tirar uma fotografia e eu tive muito orgulho em ficar junto dela!".
(aluna nº2 - Ana Vieira)

Foto 11 - Realização de trabalhos de Expressão Plástica em grupo
"Eu estava a pensar no que desenhar e depois, fui com a Mariana Abreu, desenhar/ajudar a menina".
(aluno nº 25 - Miguel Araújo)

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15
8ºMomento de actividades da visita de estudo - Exposição dos trabalhos dos alunos do MAPADI

Foto 16 - Exposição de trabalhos
"Há uma sala onde estão expostos trabalhos feitos pelos meninos e meninas do MAPADI em que uns estão à venda e outros para ver: tapetes, fotos, bonecos feitos em cerámica etc".
(aluno nº25 - Miguel Araújo)
9º Momento de actividades da visita de estudo - Para nós esta visita foi...
"Gostei! Foi uma experiência trabalhar com pessoas deficientes, e gostava que se voltasse a repetir".
(aluna nº20 - Maria Costa)
"Foi uma boa experiência porque conhecemos pessoas diferentes que não deixam de praticar desporto por causa da deficiência".
(aluna nº3 - Ana Alves)
"Foi uma boa experiência porque tivemos a oportunidade de contactar com muitas crianças e de ver o que elas são capazes de fazer, apesar das suas limitações físicas e intelectuais".
(aluna nº 21 - Maria Ribeiro)
"No final, pude concluir que apesar de diferentes ,conseguem ser capazes de fazer tarefas adaptadas aos seus problemas. Foi uma experiência diferente para mim e que marcou no coração a palavra consideração."
(aluno nº 10 - Diogo Martins)

Foto - 17
Mensagem continuidade
Vídeo sobre o bullying homofóbico
2ª Fase Projecto Anti-Bullying
Concurso frases Anti-Bullying (2º fase). Vota no trabalho que mais gostas!
Concurso frases anti-bullying (2ª fase)
Mais umas frases a concurso...
Frases Anti-Bullying
6ºF
6ºF
6ºF
Logótipo Anti-Bullying
Parceria das crianças e/ou jovens da turma D com designers (Z.A.G).
5ºG
5ºG
5ºG
5ºG
5ºG
5ºG
5ºG
6ºH
6ºH
6ºH
6ºH
6ºC
6ºC
Turma 6ºE
6ºE
6ºE
6ºE+6ºC
Turma 6ºG
6ºG
6ºG
6ºG
Frases Anti-Bullying 6ºA
Frases Anti-Bullying - 6ºA
6ºA
6ºA
6ªA
6ºA
6ºA
Aniversariantes da nossa turma
Nuno Pinto: 06 de Janeiro.
David Costa: 12 de Janeiro.
Miguel Araújo: 22 de Janeiro.
Diogo Peixoto: 29 de Janeiro.
Pedro Peixoto: 30 de Janeiro.
João Vilaça: 3 de Março.
Maria Ribeiro: 3 de Março.
Mariana Anjos: 14 de Março.
Ana Fernandes: 19 de Março.
Jorge Passos: 21 de Março.
Rui Costa: 27 de Abril.
Ana Alves: 29 de Abril.
Luís Gomes: 3 de Julho.
Micaela Ferreira: 8 de Julho.
Mariana Abreu: 16 de Julho.
Vitor Silva: 30 de Julho.
Jéssica Lopes: 2 de Agosto.
Maria Costa: 5 de Agosto.
Diogo Brandão: 14 de Agosto.
Ana Vieira: 17 de Agosto.
David Esteves: 20 de Agosto.
João Alves: 23 de Agosto.
Daniela Viana: 1 de Setembro.
Diogo Almeida: 6 de Setembro.
Alessandra: 30 de Setembro.
Joel Silva: 4 de Outubro.
Maria Cunha: 7 de Outubro.
Parceiro Investigador:Paulo Costa: 12 de Outubro.
Prof. Carlos Pereira: 15 de Outubro.
Gonçalo Veloso: 21 de Outubro.
Marta Filipa: 23 de Outubro.
Lara Caldas: 23 de Outubro.
Maria Oliveira: 11 de Novembro.
Gonçalo Salgado: 26 de Novembro.
Diogo Martins: 3 de Dezembro.
Carlos Vieira: 15 de Dezembro.
Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»
Atividades desenvolvidas e a desenvolver com o Grupo Anti-Bullying com Crianças e/ou Jovens
- Mês OUTUBRO
- 3 de Outubro - Reunião parceiros investigadores - 4ª feira - 15 horas - «Casa do Professor» (não do professor Paulo Costa) - Preparação da comunicação a realizar na Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
- 11, 12 e 13 de Outubro - Acantonamento «D»/Parceiros Investigadores - Vieira do Minho
- 16 de Outubro - 2ª Reunião parceiros investigadores - IPJ
- 22 de Outubro - 16h30 - Antena Minho
- 25 de outubro - Quadro de Mérito e Excelência no Parque de Exposições de Braga*
- * nota: Pelos vistos foi adiada a data de 19 para 25 de Outubro
- Mês NOVEMBRO
- 02 de Novembro - Comunicação em Ílhavo-Aveiro - denominada «Conversas sobre bullying escolar» apresentada pelos investigadores crianças e adulto do Grupo Anti-Bullying de Crianças
- 02 de Novembro - Exposição «O bullying na perspetiva das crianças» - Ílhavo - Aveiro .
- 9 de Novembro -21h00 - Porto -Tertúlia sobre o bullying homofóbico com o ator Ângelo Rodrigues
- Novo - 21 de Novembro - Montagem da Exposição - «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com crianças» - Faculdade Psicologia - Porto
- Novo - 23 de Novembro - Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Apresentação da Comunicação denominada «Bullying escolar: Intervir de forma criativa com crianças » - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
- Novo - 22 e 23 de Novembro - Exposição denominada «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com cianças» patente no Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
- 01 de Junho - Rock In Rio - Lisboa