Chat da nossa turma

Calendário actividades grupo -2013/2014

Visita a nossa página no Facebook

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Concursos: "Cineastas Digitais" e "Artistas Digitais"

Participa num destes concursos e celebra os Jogos Olímpicos Londres 2012!


Concursos e Passatempos

Data: 30-11-2011 a 30-06-2012

Agenda: NacionalPromotor: Centro de Competências TIC «Entre Mar e Serra» (CCEMS)



Descrição Os concursos "Cineastas Digitais" e "Artistas Digitais", este ano lectivo, celebram os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Dois concursos, para jovens de diferentes escolaridades.
Um para aqueles que fazem filmes e outro para os que fazem desenhos.
Concorre e ganha prémios aliciantes!

Prazo: 30 de Junho de 2012

Objectivos· Promover a utilização das TIC em contexto escolar; · Desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos; · Fomentar o trabalho em equipa incentivando o espírito de entreajuda.

Desafio: Elabora curtas metragens em vídeo digital

Tema central: A Ética Desportiva e os Valores Olímpicos

Categorias

Vídeo curtas: Partindo da temática do concurso encena situações do dia-a-dia da escola em que esteja em evidência a importância de uma boa ética desportiva e/ou dos valores olímpicos na prática desportiva ou no quotidiano das pessoas.

Vídeo narrativas: Para concorreres nesta categoria deves inspirar-te nos valores olímpicos, na história do movimento olímpico ou simplesmente na tua imaginação para apresentares um filme sobre o tema.

Destinatários: Alunos do 7.º ao 12.º anos

Inspira-te!
 
Trabalhos das edições anteriores: » Curtas
» Narrativas
 
REGULAMENTO



..: V Concurso Cineastas Digitais 2011-2012 :..



 
 
 

Objectivos

O Concurso Cineastas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objectivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar mas, também, desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos.

Outro propósito passa por fomentar o trabalho em equipa incentivando o espírito de entreajuda e, ao mesmo tempo, estimular a responsabilidade individual numa perspectiva de um objectivo comum, ou seja, que os alunos em equipa produzam filmes em formato digital devidamente enquadrados nos temas lançados a concurso.

Destinatários

O V Concurso Cineastas Digitais destina-se aos alunos do 3º Ciclo e Secundário das escolas públicas e privadas de todo o país.

Como concorrer (procedimentos)

- Quem pode concorrer

Equipas de 2 a 4 alunos terão que se registar previamente em http://cineastas.ccems.pt, com o apoio de um professor orientador que os acompanhará durante todo o processo (registo, produção do filme, submissão, etc.).

- Como se registam as equipas

O professor orientador fará o registo da equipa no site http://cineastas.ccems.pt e será ele o responsável pela submissão do(s) filme(s).

As equipas concorrentes, através do professor orientador, deverão obrigatoriamente registar-se preenchendo um formulário para o efeito, acedido através da opção de menu “Registo de Equipas”.

Ao efectuar o registo o professor fornece os seus dados (nome, telefone e endereço de correio electrónico), indica o nome de utilizador e palavra-passe pretendidos, o nome da equipa, identifica os respectivos elementos, a escola a que pertencem e o endereço de correio electrónico da escola. No entanto, o registo não ficará imediatamente activo enquanto o endereço de correio electrónico da escola não for validado.


Após a validação do endereço de correio electrónico da escola, por parte do CCEMS, o sistema envia para esse endereço a confirmação da inscrição e um link para activação do acesso que permitirá a publicação dos filmes produzidos pela respectiva equipa.


Para cada equipa participante o professor, mesmo sendo responsável já por outra equipa, terá que efectuar um novo registo.


- Como se enviam os filmes

Os filmes submetidos a concurso terão que obrigatoriamente ser submetidos on-line no endereço http://cineastas.ccems.pt, após feito e validado o acesso, na opção de menu “Enviar Vídeo”.

Formato: AVI, MPEG, WMV, 3GP, FLV.

Sinopse: Título do filme, resumo do conteúdo do filme (história ou acontecimento) e local de realização.

Ficha técnica: Identificação do agrupamento de escolas e do estabelecimento de ensino, dos autores do filme e/ou actores, professor orientador, dispositivo utilizado na gravação, software de edição e agradecimentos.
Fases

O concurso terá uma fase única, a decorrer durante todo o ano lectivo de 2011/2012. A data final para a submissão de filmes é 30 de Junho de 2012.

Temas

Opção A - VídeoCurtas na Escola (tema genérico)

Pretende-se que os alunos representem situações do dia-a-dia da escola e nas quais participem. Para produzir o filme a equipa deve elaborar um guião onde descreva a situação que será filmada e no qual constem os momentos e a sequência do respectivo filme. Podem por exemplo representar situações de actividades desenvolvidas em diferentes aspectos da vida escolar, desde de situações mais informais do dia-a-dia da escola, como as actividades dos diversos clubes escolares (teatro, saúde, cinema, europeu, etc...) e visitas de estudo, a situações de cariz mais formal, como por exemplo, a abertura solene do ano lectivo, a visita à escola de personalidades, etc.

Opção B - VídeoNarrativas

Pretende-se que os alunos criem ou recriem situações baseadas a partir: de situações imaginárias, do conteúdo de uma obra literária, de uma canção, etc …

Os filmes submetidos só serão aceites a concurso após a respectiva verificação de respeito pelas conformidades constantes neste regulamento e com conteúdo de acordo com o tema a que foi submetido.

Especificações dos filmes

O filme a concurso deve respeitar as seguintes especificações:

Opção A

“VídeoCurtas” Duração do Filme: 60 segundos a 180 segundos.

Tamanho: 10 MB

Opção B

“VídeoNarrativas” Duração do Filme: 180 segundos a 360 segundos.

Tamanho: 50 MB


Júri do concurso

Será constituído por elementos da equipa do CCEMS, representantes dos patrocinadores e artistas convidados com provas dadas na área da produção do filme digital. São considerados como critérios de selecção do melhor filme: a qualidade do filme elaborado, o enquadramento com o respectivo tema, a originalidade e a narrativa do filme.

Prémios

Será premiado no tema a concurso o melhor trabalho seleccionado pelo júri do concurso. O trabalho premiado será divulgado neste site. Os prémios finais a atribuir serão de acordo com as ofertas dos patrocinadores.


Disposições finais

A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento, quer pelo aluno, quer pelo seu responsável (Pais, Familiares ou Tutores e professor orientador).

O concurso será obrigatoriamente efectuado através do site http://cineastas.ccems.pt.

Os direitos de autor dos filmes submetidos a concurso passam a pertencer ao CCEMS e apenas poderão ser utilizados pelo CCEMS, ou com a concordância deste.

Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos filmes serão analisadas e decididas pelo CCEMS.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Alunos selecionados para o workshop de robótica

No próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 10h00, realizar-se-á  o Workshop sobre robótica.
 Foram selecionados através de sorteio (Maria Oliveira),  os seguintes alunos em representação dos grupos cooperativos do 8ºD:
  • Mariana Abreu;
  • Gonçalo Veloso;
  • Maria Cunha;
  • Maria Costa;
  • Maria Ribeiro.

XVII Olimpíadas do Ambiente na EB 2,3 de Real

No dia 10 de Janeiro, do corrente ano, 22 alunos, da turma D do 8ºano, participaram na 1ª eliminatória das XVII Olimpíadas do Ambiente, realizada nesta escola.
O aluno Diogo Peixoto ficou no grupo dos 25 alunos melhores classificados de entre todos os alunos concorrentes da EB 2,3 de Real.


Escrito por professor Calos Pereira

domingo, 15 de janeiro de 2012

Reportagem com a Drª Paula Queirós do NEPSO e testemunhos da Escola Vencedora

http://www.rtp.pt/play/?tvprog=23283&idpod=65206

Concurso entre palavras do Jornal de Notícias

Objetivo geral : Formar cidadãos capazes.

Como funciona?

O «Entre|Palavras» é um fórum em formato pedagógico, promovido pelo Jornal de Notícias com o objetivo de incentivar a leitura e o debates de ideias nas escolas.

Desafio...

Pretende-se que «utilizando uma notícia do «Jornal de Notícias» como ponto de partida, instituam uma espécie de encontros da leitura e debate de ideias».
Assim, deverão «centrados num tema retirado de uma notícia de jornal, criar uma tese suportada em argumentos que, por sua vez, outros alunos deverão rebater, estimulando o debate e o poder de argumentação fundamentada.

Fonte: Regulamento Concurso em 15-01-2012

Deverás com a brevidade possível consultar o regulamento que se encontra nos endereços eletrônicos do presente blogue, bem como a página criada para este concurso (ver Concurso Entre|Palavras nas página do blogue).

Boa semana de escola! Sejam produtivos com uma atitude de referência!

O Diretor de turma

Professor Paulo Costa

Aviso

No próximo dia 19 de Janeiro, pelas 19horas, vai realizar-se uma reunião com os Encarregados de Educação dos alunos com plano de recuperação, acompanhados do respetivo educando.
Estão convidados os delegados da turma e os representantes dos Encarregados de Educação (EE), para poderem colaborar na definição de estratégias relativamente ao papel de aluno/ EE no processo educativo dos seus colegas/educandos.
Seria interessante a ideia de os representantes dos grupos cooperativos dos alunos com plano de recuperação, também estarem presentes na reunião acima referida.

O Diretor de Turma

Professor Paulo Costa

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Braga 2012 Capital Europeia da Juventude: Cerimonia de abertura


CERIMÓNIA DE ABERTURA DA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE


Nas ruas de Braga várias foram as sugestões, assim, aguardam-se textos para publicação por parte dos alunos participantes do 8ºD, na cerimónia de abertura de Braga capital europeia da juventude.

As narrativas produzidas na voz das crianças e jovens, são uma mais valia para o presente blogue. Para tal, inspirem-se nas fotos abaixo e escrevam o que sentiram.

Parabéns a todos alunos que demonstraram uma atitude participativa, alegre e responsável em contextos de aprendizagem informal.

Registe-se ainda, a participação interessada dos encarregados de educação, reforçando a tese de que a escola e a família podem caminhar juntas no processo educativo dos alunos, assumindo particular impato, aquelas que se desenvolvem num contexto informal.



Nota: Procurem enviar os textos com a maior brevidade possível, articulem com a professora de Língua Portuguesa.


Fotografias resumo atividades do 8ºD na cerimónia de abertura





Orgulhosamente,

Diretor de turma

Professor Paulo Costa


Desenvolvimento da atividade (informações, contatos e relatórios produzidos pelos grupos cooperativos):



 http://clix.visao.pt/fotos-as-imagens-do-primeiro-dia-da-capital-europeia-da-juventude-braga-2012=f642617


...con tatto

DA MOTUS!









cp 435-1701 Fribourg - Suisse



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aviso!

Amanhã -  quinta-feira a aula de inglês será substituída pela Formação Cívica.

Parabéns Carlos Vieira pela iniciativa da Capital da Europeia da Juventude!

Atenção ao preenchimento dos questionários!

Atenção Reunião geral Pais/Encarregados de Educação e respetivos educandos - pelas 19h na cantina.

Novidade: Projeto NEPSO - 6ª feiras das 08h20 - 9h05
                       


Até amanhã

Continuação de uma boa semana de trabalho, com um BOM comportamento global da turma!

Professor Paulo Costa

domingo, 8 de janeiro de 2012

Jantar de Reis do 8ºD ...

No dia 06 de Janeiro pelas 20h00 os alunos, irmãos, pais e diretor de turma, realizaram um jantar de reis num restaurante da cidade, junto à Universidade do Minho (ambiente acadêmico). Os alunos do 8ºD presentearam os presentes com umas quadras cantadas pelos próprios acompanhados de alguns pais.




Após o jantar e o cântico dos reis, num ambiente divertido e respeitador dirigiram-se ao bar «nessuno» acompanhados dos respetivos encarregados de educação e/ou do professor Paulo Costa.


A atividade organizada pelo representante dos Encarregados de Educação Sr. Abílio Vilaça decorreu de uma forma participada, alegre e responsável, marcada por mais novas experiências para os alunos do 8ºD, demonstrando mais uma vez que a escola e a família podem caminhar juntas e articuladas no processo educativo dos seus educandos.

Parabéns a todos os envolvidos na atividade, em particular aos alunos, que demonstraram num contexto informal, uma atitude responsável e adequada aos diferentes espaços.

Apesar de já ter editado os filmes correnspondentes aos momentos vividos, não me foi possível a respetiva edição por dificuldades técnicas. Vou continuar a tentar!

Orgulhosamente,

Diretor de Turma

Professor Paulo Costa

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jantar de Reis 2011 - 8D Sexta 6 de Janeiro

Lista das pessoas que confirmaram para o jantar de reis são:
nº1- Não sabe
2- Vai com a mãe (2)
3- Não vai
4- Vai com a mãe e o pai (3)
5- Não vai
6- Vai sozinho (1)
7- Não vai
8- Não sabe
9- Vai com o pai (3)
10- Não sabe
11- Não vai
12- Vai com o pai e mãe (3)
13- Não vai
14- Não vai
15- Vai (2)
16- Vai com a mãe (2)
17- Vai (1)
18- Vai com a mãe (3)
19- Não vai
20- Vai (1)
21-
22- Vai com a mãe e o pai (3)
23- Não respondeu
24- Vai (1)
25- Não sabe
26- Vai sozinho (1)
27- Não sabe
28- Não vai
prof.Paulo Costa (1)
O jantar vai ser esta sexta às 20 horas no restaurante Colombo 2.

Estamos para já 23. A concentração é às 19:30 h no portão da escola ou às 20:00 h no restaurante.

As crianças adotam os comportamentos dos adultos...

Mensagem continuidade

Mensagem continuidade

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)
28 de janeiro de 2014

Vídeo sobre o bullying homofóbico

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

Concurso frases Anti-Bullying (2º fase). Vota no trabalho que mais gostas!

Concurso frases anti-bullying (2ª fase)

Mais umas frases a concurso...

Frases Anti-Bullying

6ºF

6ºF

6ºF

Logótipo Anti-Bullying

Logótipo Anti-Bullying
Parceria das crianças e/ou jovens da turma D com designers (Z.A.G).

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

6ºH

6ºH

6ºH

6ºH

6ºC

6ºC

Turma 6ºE

6ºE

6ºE

6ºE+6ºC

Turma 6ºG

6ºG

6ºG

6ºG

Frases Anti-Bullying 6ºA

Frases Anti-Bullying - 6ºA

6ºA

6ºA

6ªA

6ºA

6ºA

Aniversariantes da nossa turma


Nuno Pinto: 06 de Janeiro.

David Costa: 12 de Janeiro.

Miguel Araújo: 22 de Janeiro.

Diogo Peixoto: 29 de Janeiro.

Pedro Peixoto: 30 de Janeiro.



João Vilaça: 3 de Março.



Maria Ribeiro: 3 de Março.

Mariana Anjos: 14 de Março.

Ana Fernandes: 19 de Março.

Jorge Passos: 21 de Março.



Rui Costa: 27 de Abril.

Ana Alves: 29 de Abril.



Luís Gomes: 3 de Julho.

Micaela Ferreira: 8 de Julho.

Mariana Abreu: 16 de Julho.

Vitor Silva: 30 de Julho.



Jéssica Lopes: 2 de Agosto.

Maria Costa: 5 de Agosto.

Diogo Brandão: 14 de Agosto.

Ana Vieira: 17 de Agosto.

David Esteves: 20 de Agosto.

João Alves: 23 de Agosto.



Daniela Viana: 1 de Setembro.

Diogo Almeida: 6 de Setembro.

Alessandra: 30 de Setembro.



Joel Silva: 4 de Outubro.

Maria Cunha: 7 de Outubro.


Parceiro Investigador:Paulo Costa: 12 de Outubro.

Prof. Carlos Pereira: 15 de Outubro.

Gonçalo Veloso: 21 de Outubro.

Marta Filipa: 23 de Outubro.

Lara Caldas: 23 de Outubro.



Maria Oliveira: 11 de Novembro.

Gonçalo Salgado: 26 de Novembro.



Diogo Martins: 3 de Dezembro.

Carlos Vieira: 15 de Dezembro.


Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Atividades desenvolvidas e a desenvolver com o Grupo Anti-Bullying com Crianças e/ou Jovens

  • Mês OUTUBRO
  • 3 de Outubro - Reunião parceiros investigadores - 4ª feira - 15 horas - «Casa do Professor» (não do professor Paulo Costa) - Preparação da comunicação a realizar na Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
  • 11, 12 e 13 de Outubro - Acantonamento «D»/Parceiros Investigadores - Vieira do Minho
  • 16 de Outubro - 2ª Reunião parceiros investigadores - IPJ
  • 22 de Outubro - 16h30 - Antena Minho
  • 25 de outubro - Quadro de Mérito e Excelência no Parque de Exposições de Braga*
  • * nota: Pelos vistos foi adiada a data de 19 para 25 de Outubro
  • Mês NOVEMBRO
  • 02 de Novembro - Comunicação em Ílhavo-Aveiro - denominada «Conversas sobre bullying escolar» apresentada pelos investigadores crianças e adulto do Grupo Anti-Bullying de Crianças
  • 02 de Novembro - Exposição «O bullying na perspetiva das crianças» - Ílhavo - Aveiro .
  • 9 de Novembro -21h00 - Porto -Tertúlia sobre o bullying homofóbico com o ator Ângelo Rodrigues
  • Novo - 21 de Novembro - Montagem da Exposição - «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com crianças» - Faculdade Psicologia - Porto
  • Novo - 23 de Novembro - Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Apresentação da Comunicação denominada «Bullying escolar: Intervir de forma criativa com crianças » - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Novo - 22 e 23 de Novembro - Exposição denominada «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com cianças» patente no Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • 01 de Junho - Rock In Rio - Lisboa