Chat da nossa turma

Calendário actividades grupo -2013/2014

Visita a nossa página no Facebook

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Não participação no Encontro Nacional NEPSO

Lamentavelmente devido a vários factores não vai ser possível participar no Encontro Nacional NEPSO.

Assim, fica anulada a nossa participação, fazendo votos que no próximo ano, possamos voltar a fazê-lo, com  aqueles que pretenderem dar continuidade ao estudo.

Passem a palavra aos colegas que se tinham inscrito!

DT Orgulhoso,

Paulo Costa

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reunião de EE desta quinta 27 Anulada

Devido a ainda não haver publicação de notas, e haver duas atividades da turma esta sexta feira, além de ser greve, passamos a reunião dos EE para a outra semana.

Abílio Vilaça

Actividades a desenvolver (Encontro Nacional NEPSO+Baile de Finalistas).

Olá a todos alunos e respetivos pais da nossa turma «D»!

LINK de participação das 2 atividades:
http://www.doodle.com/yzb8uabarcgur84z

-------------------------------------------------------------------------------

Alunos:
Espero que estejam a gerir bem o vosso tempo de estudo e a comparecer de forma muito assídua às aulas de preparação para os exames.

Confiem nas vossas capacidades!
Quando queremos muito…conseguimos! A nossa Gala de Solidariedade Anti-Bullying ,  constituiu um testemunho do « querer» e «conseguir», com excelência.

Alunos e país!

Fiquei, uma vez mais, muito orgulho dos alunos/pais da nossa  turma«D» pela entrega às causas relacionadas com a solidariedade e os comportamentos pró-ativos face ao bullying. EXCELENTES!



1º Assunto
Fui informado da necessidade de os alunos confirmarem a sua presença no baile de finalistas do próximo dia 28 de Junho, pelas 20h00, na EB 2,3 de Real-

Para isso devem na próxima 3ª feira – 25 de Junho – entregar ao delegado e subdelegada da turma:
  •       A autorização do encarregado de educação;
  •      O dinheiro em falta;

A relação dos alunos que me entregaram algum dos elementos e/ou dinheiro

Maria Inês Costa - 10 euros+autorização;
Maria Cunha - 10 euros+autorização; 
Mariana Abreu -10 euros+autorização. 


Observação/sugestão do diretor 

Como sabem para mim será difícil comparecer, caso todos os alunos do 9ºD não marquem presença! Como diretor de turma gostaria que todos os alunos participassem massivamente na atividade. Naturalmente, excetuam-se os casos, em que os alunos já estão de férias com os pais. Pelo que se algum dos alunos tiver alguma dificuldade de ordem financeira, apenas tem de comunicar, se possível ainda hoje.






2º Assunto – Encontro Nacional NEPSO – sem custos.

Tendo em conta as dificuldades que nos deparamos (internas e externas) e a respetiva complexidade do estudo sobre as redes sociais, em articulação com as exigências específicas para os alunos do 9ºano, não foi possível a conclusão do mesmo. Assim, o presente estudo terá continuidade no próximo ano, de forma a podermos integrar o Chile visto já ter o questionário em traduzido.


A Dr.ª Paula Queirós endossou-nos o convite para estarmos presentes para expor os nossos trabalhos e passar o testemunho como participantes ativos pelo 3º ano consecutivo, no projeto NEPSO.

Proposta de programa:

7h30 – Partida da EB 2,3 de Real
10h30 – Chegada ao Liceu Passos Manuel – Lisboa
10h45 – Exposição dos nossos trabalhos NEPSO/Apresentação logótipo anti-bullying
11H30-12H30 - FlashMob «ACM/turma D»/Partilha dos trabalhos.
12h30 – Almoço
14h15 – 14H30 - Apresentação da comunicação «O nosso testemunho NEPSO/Um estudo transcontinental em curso».
14h30 – Regresso a Braga
18h00 – Chegada prevista a Braga
20h00 – Baile de Finalistas

Nota: A viajem a Lisboa também está aberta como é habitual à participação dos encarregados de educação.

Para terminar gostaria que com urgência respondessem qual a posição dos alunos e respetivos pais face às atividades anteriormente referidas no link disponibilizado pelo João Vilaça.


Orgulhosamente o DT/Parceiro investigador adulto,

Paulo Costa
Próxima reunião EE 9D

Olá tinha sido combinado termos reunião na próxima quarta feira. Tinha-me esquecido que dou aulas das 18:30 às 19:30.
Pedia, caso foi possível, passarmos a reunião para quinta feira, às 19:00, embora saiba que a greve poderá afetar a abertura da escola. Na pior faremos cá fora. Levarei em papel, as contas de cada um.
Quem tiver que entregar dinheiro que o faça durante a terça e a quarta.
Até quarta já teremos tudo pago (?), e apresentarei o que cada um terá que pagar na semana seguinte e também já saberemos a lista FINAL de quem vai.

Cumprimentos

Abílio Vilaça

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os elogios à Gala de Solidariedade Anti-Bullying




«Muitos parabéns pela gala e por todo o trabalho envolvido. É essencial esse tipo de sensibilização, e muito do que foi dito e feito auxiliou nisso. Infelizmente não pude ver a gala, mas já estive a ver as diversas reportagens e entrevistas, e estava excelente» (Simões, 2013 - 15 anos).

 Muitos Parabéns Paulo!! mais uma vez a surpreender! agora ate na TV!! (Maganinho, 2013 - 21 anos)

«PC, estamos orgulhosos de ti e da tua turma D 
Esperemos que agora tenhas tempo para os amigos...e já agora, ainda não te ouvi dizer que o cartaz estava espectacular, graças à dupla criativa de luxo que te oferece jantarinhos e tudo!!!! Enfim, vergonhoso!!!! (Rodrigues, 2013).


«Parabéns. Foi uma noite emotiva que certamente guardaremos na memória. Espero que se repita» (Saraiva, 2013). 

«Parabéns, foi uma gala muito bonita». (Lima, 2013) - http://ciecum.wordpress.com/2013/05/24/gala-de-solidariedade-anti-bullying-15-de-junho-pavilhao-de-exposicoes-de-braga/


«Excelente evento, com muitos pontos altos e participação diversificada.

Aprendemos a crescer com os mais pequenos , força 9ºD , Força Paulo Costa.» (Anónimo)



Reflexões e depoimentos relativos à Gala de Solidariedade Anti-Bullying

1ª Reflexão


No dia 15 de Junho de 2013, realizou-se uma Gala dedicada à solidariedade “Anti-Bullying”, no Parque de Exposições de Braga, por volta das 21h30. Os convidados poderiam ser acompanhados tanto pela família, como os amigos.
            A gala envolveu diversas temáticas como música, dança, moda e movimento de forma inclusiva. O espetáculo iniciou através de um desfile de uma cavaleira, que transportou o estandarte da turma do 9º ano da escola EB 2/3 de Real, do docente Paulo Costa. De seguida, visualizamos uma reportagem do Jornal da noite da TVI, transmitida pela jornalista Judite de Sousa, acerca do projeto desenvolvido pela turma 9ºD sobre a crise socioecónomica e as suas consequências na sociedade.
            Ao longo do espetáculo fomos presenteadas por grupos de dança, canto ao vivo, cordas, representação teatral, ginástica acrobática, desfiles de moda e acrobacias.
            Um dos principais momentos foi a apresentação ao vivo do “Hino anti-bullying”, sendo que os autores da música foram a turma 9ºD, em colaboração com os alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Minho.

O momento mais marcante da gala foi, sem qualquer dúvida, o desfile da estilista Elsa Barreto protagonizados pelas alunas da turma 9º D, que se fez acompanhar com uma atuação de canto ao vivo reproduzida por Hugo Torres. Para além desta comovente atuação musical, devemos também destacar o desfile de uma das alunas que, apesar de ter necessidades especiais, comportou-se de uma forma exemplar e desfilou como uma modelo profissional. Perante esta demonstração de coragem, o público aplaudiu vigorosamente a sua prestação e a aluna manifestou uma grande satisfação com um inesquecível sorriso estampado na cara.



Para angariar fundos para esta causa de solidariedade, foram sorteadas rifas para selecionar o vencedor de uma guitarra, assinada pelo cantor Filipe Pinto, o vencedor do programa da SIC “Ídolos 2011”, bem como uma camisola do S.C. Braga autografa e uma máquina fotográfica digital.






Além disso, para contribuir para esta iniciativa, foram exibidos pins e porta-chaves destinados à apresentação do logótipo anti-bullying.


Por fim e para terminar esta fantástica gala de solidariedade anti-bullying, assistimos a uma grandiosa coreografia da Flash Mob exibida por todos os intervenientes, sendo que a mesma foi também desenvolvida nas nossas aulas da unidade curricular de Animação Lúdica e Desportiva, com o docente Paulo Costa.
  
Reflexão realizada por alunas de Animação Desportiva orientada pelo professor Paulo Costa:
- Ângela Cristina Gomes nº 65858
- Érica Maria Barroso Vieira nº 65803

2ª Reflexão

No passado dia 15 de Junho, realizou-se no Parque de Exposições de Braga a 1ªGala Anti-Bullying idealizada pelos alunos da turma D do 9ºano da escola EB 2/3 Real, sob orientação do professor de Educação Física Paulo Costa.




A iniciativa contou com a importante parceria dos alunos do Curso de Música da Universidade do Minho e com a colaboração da Fundação Gil, da Escola Alberto Sampaio, da estilista Elsa Barreto e da Câmara Municipal de Braga, entre outros, que num tão curto espaço de tempo ajudaram a montar o espectáculo.



A  opinião do público foi unânime  no que diz respeito à boa organização da Gala, e todos os entrevistados realçaram a importância e pertinência da temática Bullying nas escolas, como referiu Laura Lopes (membro do público e educadora de infância), é essencial ter conhecimento para saber como intervir.

O espectáculo em si, é todo um conjunto de expressões e um exercício de reflexão. O Bullying não é só físico - Todas as formas de agressão criam sequelas em termos psicológicos. No entanto, há estratégias para tentar desenvolver nos agressores – crianças, em muitos dos casos marginalizadas – formas de controlar os seus impulsos agressivos e, as vítimas precisam de saber que há quem as proteja.


André Costa, autor do primeiro hino Anti-Bullying, criado para esta causa com a parceria dos alunos da UM e da turma 9ºD, afirma que “(...) a música é dirigida ao agressor, com o objectivo de o fazer reflectir sobre as suas atitudes e pensar nas suas acções antes de deixar mazelas (...) será que vale a pena? O que há a ganhar com isso? – como diz parte do poema do hino: «Não desitas nem te escondas, dentro do ódio só te afundas»”.



Segundo o professor Paulo Costa “(...) a gala veio com esse objectivo – a escola pode e deve desenvolver estratégias inclusivas de forma a que estes problemas deixem de acontecer (...) Aquilo que mais defendo é que os próprios colegas sejam pro-ativos e intervenham (...). Solidariedade e Anti-Bullying – é extremamente importante juntar estas duas palavras. Se as crianças forem solidárias e preocupadas com o bem-estar do outro, deixa de haver espaço para o Bullying. Cabe à Escola fomentar este tipo de valores."
O Bullying existe mesmo e acontece silenciosamente. Precisamos todos nós como sociedade, estar atentos e ouvir as crianças acima de tudo com a finalidade de reduzir drásticamente esta nova forma de violência.


Pedro Pereira, Marília Coruje e Flávia Oliveira

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fotos da Gala de Solidariedade Anti-Bullying e reportagem do Porto Canal

Fotos da Gala de Solidariedade Anti-Bullying

Testemunho do apresentador Hélder Reis e a passagem do testemunho aos apresentadores Ligia Santos e Paulo Costa






1. Dressage a Cavalo com a bandeira família 9º D





2. Reportagem da turma no Jornal da noite TVI





3. Abertura oficial da Gala - Em representação do Sr. Arcebispo Primaz de Braga Dom Jorge Ortiga


4. Grupo de bombos apresentado pelos alunos do Instituto Novais e Sousa




5. Teatro "Nós"    apresentado por prof. Isabel Almendra - Associação de pais para a educação cidadania desenvolvimento e apoio








5. Escola de Dança Adágio - Kids Star wars







6. Hip-hop  Kids   apresentado por Paula Costa  apresentado por Paula Costa





7. Desfile de flores Valirius - Logótipo Loja Valirius - música ao vivo Joana Jorge e José Miguel






8.Grupo de Dança apresentado pelos alunos da Escola Básica e  Secundária Vale de Tamel Barcelos

9. Intervenção dos representantes da Câmara Municipal de Braga Dr. Vitor Sousa - Vice Presidente da Câmara e Drª  Palmira Maciel Vareadora da educação







10. Desfile de moda Lojas Valdemar - Alunos do 9ºD e da Unidade da Multideficiência EB23 de Real






11. Grupo de Cordas  alunos da EB 23 André Soares apresentado pela professora Anabela Bastos 




12.Desfile de moda Elsa Barreto
















Apresentação ao vivo do “Hino anti-bullying” composição original


Música de André Pires Costa, editada por João Ramos
Vídeo realizado por Marília Moledo, edição de Ana Isabel Guimarães
Câmara - Joao Rocha
Pré-produção - Miguel Oliveira e Tiago Mendes
Participação dos alunos do 9ºD
Participações especiais - Pedro Dias e Cristina Marques
Autores da letra :«a nossa turma 9ºD»/André Pires»
Musica, arranjos e vozes : alunos do 9ºD e da Licenciatura em Música da Universidade do Minho







Apresentação do logótipo anti-bullying o qual resultou da parceria «A Nossa turma D» e um grupo de Designer (Zélia Maia , Gabriela e Adé - os dois últimos Brasileiros). 





Momento de acrobática da Escola Secundária Alberto Sampaio
































Momentos da Gala de Solidariedade Anti-Bullying








Mensagem continuidade

Mensagem continuidade

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)
28 de janeiro de 2014

Vídeo sobre o bullying homofóbico

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

Concurso frases Anti-Bullying (2º fase). Vota no trabalho que mais gostas!

Concurso frases anti-bullying (2ª fase)

Mais umas frases a concurso...

Frases Anti-Bullying

6ºF

6ºF

6ºF

Logótipo Anti-Bullying

Logótipo Anti-Bullying
Parceria das crianças e/ou jovens da turma D com designers (Z.A.G).

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

6ºH

6ºH

6ºH

6ºH

6ºC

6ºC

Turma 6ºE

6ºE

6ºE

6ºE+6ºC

Turma 6ºG

6ºG

6ºG

6ºG

Frases Anti-Bullying 6ºA

Frases Anti-Bullying - 6ºA

6ºA

6ºA

6ªA

6ºA

6ºA

Aniversariantes da nossa turma


Nuno Pinto: 06 de Janeiro.

David Costa: 12 de Janeiro.

Miguel Araújo: 22 de Janeiro.

Diogo Peixoto: 29 de Janeiro.

Pedro Peixoto: 30 de Janeiro.



João Vilaça: 3 de Março.



Maria Ribeiro: 3 de Março.

Mariana Anjos: 14 de Março.

Ana Fernandes: 19 de Março.

Jorge Passos: 21 de Março.



Rui Costa: 27 de Abril.

Ana Alves: 29 de Abril.



Luís Gomes: 3 de Julho.

Micaela Ferreira: 8 de Julho.

Mariana Abreu: 16 de Julho.

Vitor Silva: 30 de Julho.



Jéssica Lopes: 2 de Agosto.

Maria Costa: 5 de Agosto.

Diogo Brandão: 14 de Agosto.

Ana Vieira: 17 de Agosto.

David Esteves: 20 de Agosto.

João Alves: 23 de Agosto.



Daniela Viana: 1 de Setembro.

Diogo Almeida: 6 de Setembro.

Alessandra: 30 de Setembro.



Joel Silva: 4 de Outubro.

Maria Cunha: 7 de Outubro.


Parceiro Investigador:Paulo Costa: 12 de Outubro.

Prof. Carlos Pereira: 15 de Outubro.

Gonçalo Veloso: 21 de Outubro.

Marta Filipa: 23 de Outubro.

Lara Caldas: 23 de Outubro.



Maria Oliveira: 11 de Novembro.

Gonçalo Salgado: 26 de Novembro.



Diogo Martins: 3 de Dezembro.

Carlos Vieira: 15 de Dezembro.


Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Atividades desenvolvidas e a desenvolver com o Grupo Anti-Bullying com Crianças e/ou Jovens

  • Mês OUTUBRO
  • 3 de Outubro - Reunião parceiros investigadores - 4ª feira - 15 horas - «Casa do Professor» (não do professor Paulo Costa) - Preparação da comunicação a realizar na Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
  • 11, 12 e 13 de Outubro - Acantonamento «D»/Parceiros Investigadores - Vieira do Minho
  • 16 de Outubro - 2ª Reunião parceiros investigadores - IPJ
  • 22 de Outubro - 16h30 - Antena Minho
  • 25 de outubro - Quadro de Mérito e Excelência no Parque de Exposições de Braga*
  • * nota: Pelos vistos foi adiada a data de 19 para 25 de Outubro
  • Mês NOVEMBRO
  • 02 de Novembro - Comunicação em Ílhavo-Aveiro - denominada «Conversas sobre bullying escolar» apresentada pelos investigadores crianças e adulto do Grupo Anti-Bullying de Crianças
  • 02 de Novembro - Exposição «O bullying na perspetiva das crianças» - Ílhavo - Aveiro .
  • 9 de Novembro -21h00 - Porto -Tertúlia sobre o bullying homofóbico com o ator Ângelo Rodrigues
  • Novo - 21 de Novembro - Montagem da Exposição - «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com crianças» - Faculdade Psicologia - Porto
  • Novo - 23 de Novembro - Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Apresentação da Comunicação denominada «Bullying escolar: Intervir de forma criativa com crianças » - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Novo - 22 e 23 de Novembro - Exposição denominada «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com cianças» patente no Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • 01 de Junho - Rock In Rio - Lisboa