Chat da nossa turma

Calendário actividades grupo -2013/2014

Visita a nossa página no Facebook

sábado, 19 de setembro de 2009

Concurso Olímpico Desporto e Literatura - Parabéns Ana Alves!


A aluna do 6ºD do Agrupamento de Escolas de Real - Ana Patrícia Ferreira Alves - foi a grande vencedora na categoria I - do Concurso Olímpico Desporto e Literatura com o trabalho intitulado "A Amizade".

A Amizade

Estava muito bem na cama quando o despertador decidiu “chamar-me”. Sentia-me cansada e não me apetecia levantar. Abri os olhos e olhei para o meu pai que já estava diante de mim para me acordar e pedi-lhe que me deixasse dormir por mais alguns minutos. Dito e feito… mas pouco adiantou, porque passados, nem 5 minutos, já estava novamente no meu quarto para me acordar.

Não tive outro remédio senão levantar-me e fazer aquilo que faço todas as manhãs. Ao sair de casa peguei na minha mochila e no meu pão e entrei para o carro entretida a comer. Despedi-me do meu querido pai, fui para as aulas e pensei: “só de pensar que se fossem férias poderia estar a dormir!!!”

Quase “cem anos depois” a escola resolveu acabar. Ao toque da campainha fui almoçar com a minha melhor amiga, a Filipa. Ao almoço comentámos o “desastre” que tinha sido o teste de matemática. Um Satisfaz Bastante, para mim, já não era nada mau. A nossa conversa estava a ser muito bem sucedida até que um grupinho de miúdas “mesquinhas e parvinhas”, que às vezes nem me lembro que são da nossa turma, decidiram aparecer e meter o bedelho onde não eram chamadas.

Passei o resto do intervalo com a minha amiga, mas reparei que ela estava intimidada com alguma coisa. Estava diferente. Percorríamos a escola silenciosamente. Não era a Filipa que eu conhecera durante 11 anos. Estava triste, cabisbaixa. Um ar pensativo e triste apoderou-se do rosto onde geralmente sobressaía uma expressão enérgica e confiante.

Como ela, também eu fiquei triste.

Ao voltar a casa contei à minha mãe o que tinha sucedido na escola. Como sempre, a minha mãe deu-me um concelho muito simples, como todos os seus conselhos. Tão simples mas tão eficazes que, às vezes, até fico surpreendida. Desta vez apenas me disse para esperar e ver o que mais acontecia.

Depois de jantar fiz a minha mochila, a minha higiene pessoal e fui para a cama.

Estava tão preocupada com a Filipa que nem sequer adormeci.

Até o meu pai ficou surpreendido e preocupado ao ver que eu já estava desperta, quando me veio “acordar” de manhã.

Repeti o “ritual” de todas as manhãs e fui para as aulas.

Desta vez a Filipa estava completamente diferente do dia anterior. Mostrava-se agressiva comigo e com o resto da nossa turma. Para meu espanto, ela estava apenas a cumprir ordens das “rainhas do nada” (aquelas tais raparigas mesquinhas e parvinhas), só que eu não sabia.

Não queria acreditar no que os meus olhos viam.

Fitei-a com um olhar que a deixou atrapalhada.

Decidi então nunca mais falar ou ser amiga dela, embora soubesse que esta não era a melhor solução.

Acabou por ser a minha mãe a chamar-me à atenção para este assunto, porque me perguntou o que se passava e eu tive de responder. Até a minha mãe ficou muito admirada por aquilo que se tinha passado lá na escola e principalmente na cabeça da Filipa.

Finalmente é fim-de-semana! Por azar, tive de ir às compras, aos saldos com a minha mãe. Sortudo do meu pai que ficou a tirar ervas daninhas do jardim!

Quando vínhamos embora, passamos pela casa da “traidora” que julgava ser minha amiga. Como pode ter sido capaz de ter feito uma coisa daquelas?! Inacreditável!!!

A minha mãe apercebeu-se da minha cara de zangada, daquelas caras que só eu posso fazer. Então pegou na minha mão e levou-me até à entrada do apartamento onde ela vivia.

Afinal a minha mãe também era uma traidora?!

Não, apenas me queria ajudar.

Depois da avó da Filipa nos ter deixado entrar no prédio, a minha mãe disse-me:

- Enquanto tu vais tentar esclarecer tudo com a Filipa eu vou falar com a avó dela!

- E se eu não conseguir esclarecer tudo com a Filipa?

- Então vens falar comigo e logo trataremos disso! - Disse a minha mãe, com uma voz muito doce mas ao mesmo tempo distante, como se estivesse a pensar noutra coisa.

As escadas pareciam imensas, mas por fim chegámos.

Dirigi-me ao quarto dela e quando a vi pensei: com certeza que está maluquinha!!! Não é que apareceu com umas cuecas na cabeça e com uma capa de super-homem?! Mas, logo percebi o que se passava. Estava apenas a entreter o irmão mais pequeno com que tinha sido presenteada. Que sorte!

Ela recompôs-se e foi como se tivesse percebido o que eu queria falar com ela.

Entreteve o irmão e a conversa foi a seguinte:

- Sei que estás desiludida comigo e tens razões para isso! – A Filipa ao pronunciar estas palavras ficou corada.

- Se sabes desde o inicio que estavas errada ao fazer o que fizeste, porque insististe em faze-lo? Sabes que com as tuas acções deixaste muita gente triste?

- Sei, mas…

- Não achas que, ao menos, deves pedir desculpa?

- Sim, mas deixa-me explicar. Aquele grupo de raparigas disse que para eu entrar no grupo delas, não podia falar com o resto da turma! Peço-te desculpa, não sei o que é que me passou pela cabeça. Amigas?

- Agora e sempre!!! – Respondi eu com um grande sorriso.

Tudo voltou ao normal. Voltámos a ser amigas e comprometemo-nos a contar os piores segredos, uma à outra. E tudo graças à minha mãe, que me obrigou a enfrentar o problema e não deixar que uma coisa qualquer estragasse e acabasse com tudo o que tinha partilhado com a minha amiga.

As divergências podem existir, por vezes até podemos magoar mas, com calma e com diálogo, tudo se resolve.

Melhores amigas para sempre!!!

Parabéns Ana Alves são os votos do teu Director de Turma e Colegas de Turma!

Sem comentários:

Mensagem continuidade

Mensagem continuidade

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)

Concurso frases Anti-Bullying (2ª fase)
28 de janeiro de 2014

Vídeo sobre o bullying homofóbico

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

2ª Fase Projecto Anti-Bullying

Concurso frases Anti-Bullying (2º fase). Vota no trabalho que mais gostas!

Concurso frases anti-bullying (2ª fase)

Mais umas frases a concurso...

Frases Anti-Bullying

6ºF

6ºF

6ºF

Logótipo Anti-Bullying

Logótipo Anti-Bullying
Parceria das crianças e/ou jovens da turma D com designers (Z.A.G).

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

5ºG

6ºH

6ºH

6ºH

6ºH

6ºC

6ºC

Turma 6ºE

6ºE

6ºE

6ºE+6ºC

Turma 6ºG

6ºG

6ºG

6ºG

Frases Anti-Bullying 6ºA

Frases Anti-Bullying - 6ºA

6ºA

6ºA

6ªA

6ºA

6ºA

Aniversariantes da nossa turma


Nuno Pinto: 06 de Janeiro.

David Costa: 12 de Janeiro.

Miguel Araújo: 22 de Janeiro.

Diogo Peixoto: 29 de Janeiro.

Pedro Peixoto: 30 de Janeiro.



João Vilaça: 3 de Março.



Maria Ribeiro: 3 de Março.

Mariana Anjos: 14 de Março.

Ana Fernandes: 19 de Março.

Jorge Passos: 21 de Março.



Rui Costa: 27 de Abril.

Ana Alves: 29 de Abril.



Luís Gomes: 3 de Julho.

Micaela Ferreira: 8 de Julho.

Mariana Abreu: 16 de Julho.

Vitor Silva: 30 de Julho.



Jéssica Lopes: 2 de Agosto.

Maria Costa: 5 de Agosto.

Diogo Brandão: 14 de Agosto.

Ana Vieira: 17 de Agosto.

David Esteves: 20 de Agosto.

João Alves: 23 de Agosto.



Daniela Viana: 1 de Setembro.

Diogo Almeida: 6 de Setembro.

Alessandra: 30 de Setembro.



Joel Silva: 4 de Outubro.

Maria Cunha: 7 de Outubro.


Parceiro Investigador:Paulo Costa: 12 de Outubro.

Prof. Carlos Pereira: 15 de Outubro.

Gonçalo Veloso: 21 de Outubro.

Marta Filipa: 23 de Outubro.

Lara Caldas: 23 de Outubro.



Maria Oliveira: 11 de Novembro.

Gonçalo Salgado: 26 de Novembro.



Diogo Martins: 3 de Dezembro.

Carlos Vieira: 15 de Dezembro.


Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Alunos, Pais, Famiiares e prof.Paulo Costa (DT)

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Donativos «Gala Solidariedade Anti-Bullying»

Atividades desenvolvidas e a desenvolver com o Grupo Anti-Bullying com Crianças e/ou Jovens

  • Mês OUTUBRO
  • 3 de Outubro - Reunião parceiros investigadores - 4ª feira - 15 horas - «Casa do Professor» (não do professor Paulo Costa) - Preparação da comunicação a realizar na Gafanha da Encarnação - Ílhavo - Aveiro
  • 11, 12 e 13 de Outubro - Acantonamento «D»/Parceiros Investigadores - Vieira do Minho
  • 16 de Outubro - 2ª Reunião parceiros investigadores - IPJ
  • 22 de Outubro - 16h30 - Antena Minho
  • 25 de outubro - Quadro de Mérito e Excelência no Parque de Exposições de Braga*
  • * nota: Pelos vistos foi adiada a data de 19 para 25 de Outubro
  • Mês NOVEMBRO
  • 02 de Novembro - Comunicação em Ílhavo-Aveiro - denominada «Conversas sobre bullying escolar» apresentada pelos investigadores crianças e adulto do Grupo Anti-Bullying de Crianças
  • 02 de Novembro - Exposição «O bullying na perspetiva das crianças» - Ílhavo - Aveiro .
  • 9 de Novembro -21h00 - Porto -Tertúlia sobre o bullying homofóbico com o ator Ângelo Rodrigues
  • Novo - 21 de Novembro - Montagem da Exposição - «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com crianças» - Faculdade Psicologia - Porto
  • Novo - 23 de Novembro - Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Apresentação da Comunicação denominada «Bullying escolar: Intervir de forma criativa com crianças » - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Novo - 22 e 23 de Novembro - Exposição denominada «Bullying Escolar: Intervir de forma criativa com cianças» patente no Congresso Internacional - ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • 01 de Junho - Rock In Rio - Lisboa