
Alunos da EB 2,3 de Real visitam exposição no âmbito do Desporto Adaptado
Na tarde do dia 30 de Setembro, um grupo de vinte e sete alunos do 6ºD da EB 2,3 de Real, acompanhados pelos professores Custódia Ferreira e Paulo Costa, responsáveis pela área curricular não disciplinar - Área de Projecto, visitaram a exposição “À Conquista…”, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito do Desporto Adaptado.
Segundo o testemunho dos alunos, a exposição estava cheia de quadros, notícias, medalhas e troféus. Por baixo dos quadros haviam alguns títulos sobre o tema e alguns intitulavam-se de: «sucesso», «amizade», «mão amiga», «trabalho de equipa», «v de vitória», «palco dos sonhos» entre muitos outros.
No final os alunos do 6ºD, foram unânimes em destacar os feitos alcançados pelos atletas do Sporting Clube de Braga, Eunice Raimundo, José Carlos Macedo, Mário Peixoto, Luís Silva e a Joana, os quais já somam uma vasta colecção de troféus, contando as histórias de cada campeonato, de cada vitória.

Desporto Adaptado
No dia 30 de Setembro pelas 16h até às 17h, os alunos do 6ºD foram à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, acompanhados pelos professores de Área de Projecto Paulo Costa e Custódia Ferreira, com o intuito de visitar uma exposição do Desporto Adaptado. Na Biblioteca estavam referidos os nomes dos vencedores do desporto adaptado que eram: Joana Pereira, Mário Peixoto, José Carlos Macedo e Luís Silva.
Encontravam-se quadros que diziam palavras como por exemplo: amizade, esforço diário, mão amiga, empenho, sucesso, orgulho, trabalho de equipa, concentração…
Estava também as medalhas ganhas por eles, medalhas de ouro no campeonato do Mundo no Canadá 2007 e campeonato Europeu na Bélgica 1998, medalha de prata, troféu FPF dos atletas medalhados dos paralímpicos, Salva de Junta da freguesia em homenagem aos atletas paralímpicos, campeonato europeu na Póvoa do Varzim 2005 medalha de ouro.
Gostei imenso de participar nesta actividade, foi uma tarde bem passada.
Autora: Daniela Viana
"À conquista..."
Os atletas desta marcha vencedora são: Eunice Raimundo, José Carlos Macedo, Mário Peixoto, Luís Silva e Joana Pereira.
Por volta das 15h10 de quarta-feira apanhámos um autocarro que nos dava uma saída mais próxima de o museu, mas mesmo assim ainda tivemos muito que andar. Logo à entrada do museu deram-nos indicação de que devíamos manter o silêncio durante a recolha de informação, por tanto dirigimo-nos o mais rápido possível para a sala das revistas e jornais.
As várias vitórias conquistadas são na maioria nos Paralímpicos onde ganharam medalhas de ouro, prata, bronze e vários certificados de participação, troféus e fotografias dos momentos mais emocionantes da vida destes heróis!
Para relatar esses tão especiais momentos contamos com a ajuda de: «o sucesso», «a força», «a amizade», «esforço diário», «disposto a tudo», «trabalho de equipa», «cooperação», «mão certeira», «o empenho» e «com optimismo» que são alguns dos títulos que intitulam os quadros expostos!
Quando geralmente falamos destas pessoas mercedoras temos sempre tendência para ter pena ou vergonha mas basta apenas reflectir um pouco mais a fundo e percebemos que estamos enganados…
Ana Alves
Mariana Filipa
«À conquista...»
No dia 30 de Setembro a nossa turma 6º D juntamente com a professora Custódia Ferreira e com o professor Paulo Costa (DT) no âmbito de área de projecto foi a uma visita de estudo a uma exposição que se chamava “À conquista” situada na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Apanhamos um autocarro e chegámos lá.
Na exposição havia montes de medalhas e fotos de pessoas que praticam desporto adaptado como por exemplo: Eunice Raimundo, José Carlos Macedo, Mário Peixoto, Luís Silva e Joana Pereira.
Várias medalhas estavam lá como por exemplo: da Eunice Raimundo quando ganhou a medalha de bronze no Boccia no dia, 17 de Setembro de 2008, em Lisboa, quando ganhou a medalha também de bronze nos jogos Olímpicos de Pequim, quando ganhou mais uma vez a medalha de Bronze nos jogos olímpicos na China no dia 2008-09-26 e quando ganhou de novo uma medalha de bronze no Boccia em 2008-17-06. José Carlos Macedo também recebeu algumas medalhas como por exemplo: quando ganhou uma medalha de bronze pelo seu brilhantismo nos jogos Atlanta 96.
Isto tudo para nos mostrar que para além de não terem as mesmas possibilidades que nós para fazer desporto não é por isso que dependem delas mas sim enfrentam-nas e fazem desporto da maneira que podem e mesmo assim são tão bons jogadores ou melhores do que aqueles que têm possibilidades de fazer deporto “normal”.
Trabalho realizado por: Maria Cunha
« À Conquista…»
Esta actividade foi realizada no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, no dia 30 de Setembro de dois mil e nove, com saída às 15H10 da Escola E B 2,3 de Real.
Deslocámo-nos num autocarro dos TUB, acompanhados pelos professores Custódia Ferreira e Paulo Costa para visitar a Exposição « À Conquista…» que se encontrava na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Parámos no Campo das Hortas e dirigimo-nos a pé para a biblioteca, onde chegámos por volta das 15H50.
Iniciámos a visita à exposição pelas enormes fotos dos cinco atletas paralímpicos: Eunice Raimundo, José Carlos Macedo, Mário Peixoto, Luís Silva e Joana Pereira que estavam situadas na sala de leitura dos jornais e revistas.
De seguida, dirigimo-nos para a sala de exposições onde observámos muitos dos troféus ganhos por estes atletas, praticantes de Bóccia dos quais destacámos: Medalha de Ouro dos Jogos Paralímpicos de Sidney de 2001; o Troféu de Homenagem Paralímpicos de Atlanta em 2007, Prato da Junta de Freguesia de Ferreiros, pela Conquista da Medalha de Bronze, alcançada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da China, em 2008, pela atleta Eunice Raimundo, Medalha de Ouro (1º. Lugar Pares), no Campeonato Europeu, na Póvoa do Varzim em 2009.
Também vimos muitas fotos dos atletas em grupo ou individuais com títulos muito interessantes: «Palco dos Sonhos», «O Empenho», «V de Vitória», «Cooperação», «Mão Amiga», «Esforço Intenso», «Um Olhar Diferente», «Disposto a Tudo», «Esforço Diário», «Na Sombra», «A Amizade» e «Conseguimos».
Esta exposição que estava dividida em três temas: «Passado», «Campanha» 2009 e «À Conquista…» pretendeu mostrar as vitórias conseguidas pelos atletas no passado e que têm historial nos Jogos Paralímpicos e outro inventos internacionais, representando o Sporting Clube de Braga.
Tendo sido fotografados por Carlos Dias, este trabalho teve como objectivo mostrar as aspirações, a luta diária e a maneira positiva de encarar a vida e o desporto dos atletas que participam actualmente na modalidade de Bóccia.
Esta iniciativa foi apadrinhada por Artur Jorge, antigo capitão do SCB, a estilista Bracarense, Elsa Barreto e o jornalista da Sic, Mário Augusto que estiveram presentes na sessão de Abertura da Exposição.
Depois de concluída a visita, os Pais da nossa colega Alessandra apareceram na biblioteca com um bolo de aniversário e sumos, visto ser o seu dia de aniversário.
Após cantarmos os Parabéns, regressámos à escola pelas 17H20.
Gostámos muito desta actividade, pois verificámos, através desta exposição, que apesar das suas dificuldades físicas, estes atletas são conhecidos em todo o mundo pelo seu esforço, empenho e dedicação ao Desporto e na modalidade de Bóccia.
Com estes atletas aprendemos que não há impossíveis. Com trabalho tudo se consegue.
Nome do relator: Maria João Gomes Ribeiro
No dia 30 de Setembro de 2009, às 15:10 numa aula de área de projecto, a turma do 6ºD, dirigiu-se à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para ver a exposição “À conquista…”, acompanhados pelos respectivos professores Paulo Costa e Custódia ferreira, no âmbito do desporto adaptado.
Quando chegamos a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, estavam expostos alguns placares com fotografias e os respectivos nomes dos atletas do grupo criado em Dezembro de 2008, da secção do desporto adaptado do Sporting clube de Braga, que se chamavam:
-Eunice Raimundo;
-Mário Peixoto;
-José Carlos Macedo.
E outros que não pertenciam a essa equipa que se chamavam:
-Joana Pereira;
-Luís Silva.
Na exposição encontrava-se vários quadros que diziam palavras como:
"Amizade, esforço diário, mão amiga, empenho, sucesso, orgulho, trabalho de equipa, concentração, na linha, V de Vitória, comparação, …"
Havia algumas vitrinas com medalhas e troféus ganhas por os respectivos atletas com:
· medalhas de ouro no campeonato do Mundo no Canadá 2007,
· campeonato Europeu na Bélgica 1998,
· medalha de prata,
· troféu FPF dos atletas medalhados dos paralíticos,
· salva de Junta da freguesia em homenagem aos atletas paralímpicos,
· campeonato europeu na Póvoa do Varzim 2005 medalha de ouro.
Observamos que o atleta que tinha mais medalhas era:
- Luís Silva
Esta exposição mostrou-nos que:
- As pessoas que tenham alguma deficiência física não tenham medo de seguir o desporto.
-Os que pensam que as pessoas com deficiência física não conseguem praticar desporto estão completamente enganados.
-Não é por ter deficiências físicas que não podem ser melhores que nós.
Ana Patrícia Fernandes nº4 6ºD
Diogo Guilherme Almeida nº9 6ºD
Luís Pedro Gomes nº18 6ºD
Guião de entrevista apresentada pelos 06 grupos de trabalho em Área de Projecto do 6ºD
- Como se sente ao praticar desporto?
- O que motivou a pratica desportiva?
- Qual o desporto que mais gosta de praticar?
- Quantos treinos realiza semanalmente?
- Sente dificuldades a praticar a sua modalidade?
- Quem o acompanha nos treinos?
- Em que tarefas necessita mais de apoio?
- Como consegue ultrapassar as suas dificuldades?
- Como se sente antes das provas?
- O que sente quando ganha uma prova?
- Qual o seu maior sonho??
- Qual o seu problema?
- já pensou mudar de modalidade?
- Que tipos de apoios beneficia enquanto praticante do Desporto Adaptado?
Sem comentários:
Enviar um comentário